quinta-feira, 2 de junho de 2016

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 02 e 03 de junho de 2016



LEIA  A NOTÍCIA:

Hulha Negra: Sistema de abastecimento de água começa a ser revitalizado
No mês passado, o município recebeu da Funasa quase R$ 1,8 milhão para colocar o projeto em prática

As obras para melhorar o abastecimento de água na sede de Hulha Negra já iniciaram. Serão revitalizados seis poços tubulares profundos, com a instalação de bombas submersas para captação de água subterrânea. Os poços estão localizados na sede do município e na Vila Floresta. Orçado em aproximadamente R$ 1,8 milhão, o projeto prevê também as construções de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e de uma rede adutora e de distribuição de água, contemplando 10 reservatórios com capacidade de 30 mil litros cada. Com a revitalização do sistema, o abastecimento na sede do município passará dos atuais 70 mil litros de água armazenados para 420 mil litros. Estão previstas ainda a instalação de ramais prediais em mais de mil residências da sede do município. “A ETA será instalada na Vila Floresta, onde já possui poço tubular profundo para captação de água, sendo necessário seu tratamento devido aos parâmetros de ferro e manganês”, informa o prefeito de Hulha Negra, Erone Londero (PT). 
Os recursos para a execução do projeto foram liberados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em maio deste ano. Em 2014, a prefeitura cadastrou o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) Saneamento, do governo federal, e foi contemplada com a verba neste ano. 
De acordo com Erone, a intenção é o fornecimento contínuo de água de boa qualidade, objetivando a redução e o controle de doenças entéricas (causadas por bactérias) de veiculação hídrica e outros agravos, com a finalidade de contribuir para a redução da morbimortalidade, principalmente a infantil, e para o aumento da expectativa de vida e da produtividade da população. “O projeto abastecerá, de forma direta, a totalidade do sistema urbano de abastecimento de água do município”, destaca o chefe do Executivo, ressaltando que as obras vão resolver o problema de falta de água na sede do município pelos próximos 10 anos. 
O serviço está sendo realizado pela empresa Água e Solo Soluções em Saneamento Ltda, de Estrela. Conforme o prefeito, a firma está construindo as torres de sustentação das caixas d’água e a previsão é que as mesmas comecem a ser instaladas dentro de 15 dias.