LEIA A NOTÍCIA
Diretor da Aneel informa que Usina de Charqueadas continuará operando
O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral, participou de reunião, nesta quinta-feira, com o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Reive dos Santos. Em pauta, o pedido de prorrogação da Resolução Normativa número 500, datada em 17 de julho de 2012, da Aneel, que estabelece os procedimentos para reembolso do custo de combustíveis de empreendimento que utilize carvão mineral nacional, por intermé- dio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), a qual impacta na operação da Usina Termelétrica de Charqueadas (UTCH).
A UTCH, que pertencente à Tractebel Energia, está em atividade desde janeiro de 1962 e com as determinações da resolução poderia encerrar as atividades no final deste ano. Em vista disso, Hamm informa que foi reivindicada a prorrogação da portaria, dando assim, condições para que a região e a empresa encontrem uma solução para o impasse.
ALTERNATIVAS - Na oportunidade, o diretor da Aneel, garantiu que a usina não será fechada e que os estudos para nova portaria serão tratados nos próximos dias. A decisão contentou os participantes, uma vez que a continuidade da operação da Usina de Charqueadas, contribuirá na geração de energia, além disso, conforme Hamm, seguirá gerando mais de dois mil empregos na região carbonífera do Rio Grande do Sul.
Além disso, Afonso Hamm sugeriu que seja assinado um termo de compromisso entre a Tractbel e Copelmi, no sentido de viabilizar a modernização da usina e a construção de nova usina com a inserção no leilão de energia A-3. Ainda, propôs a realização de audiência pública na região carbonífera para tratar do assunto e assim, levar tranquilidade a milhares de famílias que dependem da energia produzida pela usina, assim como, dos empregos gerados na região.
Também estavam presentes o presidente da Frente, senador Paulo Bauer; deputados Geovani Cherini (PDT) e Dionilso Marcon (PT), ex-deputado Ronaldo Zulke, o senador Dalírio Beber; o secretário adjunto de Minas e Energia do RS, Arthur Lemos; o prefeito de Charqueadas, Davi Gilmar; o prefeito de Arroio dos Ratos, José Carlos Azeredo; representante da Nova Central do Rio Grande do Sul, Maria de Freitas; César e Roberto Faria, da Copelmi Mineração Ltda.