LEIA A NOTÍCIA
Candiota pode ter investimento de 250 milhões de dólares
O prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador confirmou com exclusividade ao TP, que em breve o municí- pio poderá receber um investimento de cerca de 250 milhões de dólares, algo em torno de R$ 940 milhões. O prefeito candiotense esteve reunido na última semana sede da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), a qual preside, em Porto Alegre, com o diretor da empresa capixaba Vamtec, o engenheiro José Paulo Milan Amaro. Conforme Folador, a empresa mandou realizar testes com 100 quilos do carvão de Candiota nos Estados Unidos para fins de geseificação e os resultados foram muito satisfatórios. O prefeito contou que o desempenho do carvão candiotense durante os testes foram 10% superiores em termos de poder calorífico que os carvões americanos e chineses.
O projeto de implantar uma planta em Candiota prevê a partir do syngas (gás do carvão mineral) a geração de energia elétrica, a produção de metanol, enxofre e fertilizantes. "Não há ainda uma previsão para que aconteça a implantação, mas o importante é que os testes foram mais que animadores e a empresa está entusiasmada com isso", disse Folador. Atualmente esta tecnologia de extração de gás do carvão que será utilizada pela Vamtec em Candiota está sendo desenvolvida também numa planta na China. "Ela permite que o valor do investimento das plantas industriais sejam menores. Também o projeto prevê um ciclo combinado com biomassa", adiantou Folador.
A EMPRESA - Fundada na década de 1980, a Vamtec atua no desenvolvimento, produção e comercialização de materiais e serviços para a siderurgia, metalurgia, vidros e fundições, além de contar com frota especializada em transporte pressurizado e a granel. Atualmente a empresa possui três plantas industriais, localizadas estrategicamente em Minas Gerais, Espírito Santo, e Bahia, além de duas unidades de negócios situadas na Venezuela e Peru.