sexta-feira, 4 de março de 2016

Jornal Tribuna do Pampa (Candiota) - 01 e 02 de março de 2016



 LEIA A NOTÍCIA:

Clima severo: Frente fria traz temporais e causa prejuízos na região
Situação mais crítica é em Pinheiro Machado, onde famílias foram atingidas pelo vendaval

O final de semana foi de temperaturas agradáveis na região, isto devido à passagem de uma frente fria vinda do Uruguai. Apesar da chuva que a instabilidade trouxe, também teve temporais localizados em pontos da região da Campanha. Os temporais no final da tarde de sexta-feira, 26, vieram acompanhados de chuva forte, trovoados e raios, além de vento forte. Em Candiota houve registro de destelhamentos e também alagamentos nas casas dos moradores do Residencial Candiota. A situação mais grave é em Pinheiro Machado, onde uma linha de tempestade atingiu a Morada do Poente II. Pelo menos 15 famílias foram atingidas e tiveram prejuízos. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona Sul também não escapou e o vendaval levou parte do telhado do prédio.
De acordo com o vice-prefeito da cidade, Ronaldo Costa Madruga, a prefeitura ainda calcula os prejuízos causados pelo temporal. Ainda segundo ele, equipes da Secretaria de Obras do município auxiliaram os moradores atingidos e a prefeitura entregou lonas e telhas.

DEMAIS CIDADES – Em outros municípios da região, a situação não foi diferente. Em Dom Pedrito
o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de vento de 78 km/h. Houve queda de energia no interior do município e em alguns locais choveu mais da metade da média do mês, como na localidade do Passo do Salso, onde os moradores registraram 80 mm. Já na região do Taquarembó, a precipitação em apenas uma hora foi de 70 mm. Em Bagé, o instituto registrou 33 mm de chuva em apenas uma hora e rajadas de vento de 86 km/h. A sensação de abafamento diminuiu e com a chegada
da frente fria, a temperatura caiu cerca de 10ºC em poucas horas. Em Caçapava do Sul, o Inmet também registrou ventos de 73 km/h e acumulado de 23 mm entre às 19h e 20h.

PRÓXIMOS DIAS – A previsão, segundo os meteorologistas, é de tempo seco para a semana. Entretanto, há possibilidade de chuva na quarta-feira durante o dia. Uma massa de ar seco deixa o tempo firme no Estado. As temperaturas não devem subir muito e devem ficar na casa dos 29°C. Durante a madrugada há previsão de temperaturas amenas, como ocorreu na segunda-feira, 29, quando a mínima registrada em Bagé foi de 14,8ºC.

SEM ENERGIA – Moradores em áreas de difícil acesso na área rural dos municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas ainda estão sem energia elétrica. De acordo com a concessionária que presta o serviço para os municípios da região, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), aproximadamente 300 clientes do interior estão sem luz nas duas cidades. Ainda conforme informações da CEEE, o temporal ainda causou queda de dez postes e sete alimentadores (redes de média tensão) em Bagé, Candiota, Pinheiro Machado, Dom Pedrito e Lavras do Sul, onde interrompeu o fornecimento para cerca de 5.900 clientes nos primeiros instantes.

SEM ÁGUA – O temporal causou mais problemas no sistema de abastecimento de água da sede de Candiota, que já havia passado por transtornos durante a semana. O consumo elevado gerou superaquecimento nas bombas causando pane elétrica e deixando parte de quinta e sexta-feira, 25 e 26, o principal núcleo urbano da cidade sem água. Com a chegada da frente fria noite de sexta-feira, ocasionou queda de energia na Vila Residencial - local onde fica a Estação de Tratamento de Água (ETA), que também abastece a sede do município. O fato causou nova interrupção de água. A normalização completa só aconteceu no final da tarde de sábado, 26.