LEIA A NOTÍCIA:
Hulha Negra: Situação de emergência será decretada nesta quarta-feira
Excesso de chuvas ocasionou estragos em pontes e estradas. Perdas nas lavouras de soja são de 30%
Pela sétima vez, desde 2013, a prefeitura de Hulha Negra decretará situação de emergência. O documento, que será emitido nesta quinta-feira, 14, detalha as perdas na agricultura e os estragos nas pontes e estradas da cidade, ocasionados pelo excesso de chuvas nas últimas semanas.
O prefeito Erone Londero (PT) informa que a estimativa da Emater/RS-Ascar é que as perdas nas lavouras de soja chegam a 30% numa área de 15 mil hectares. Segundo ele, as pastagens para o gado também foram afetadas, o que poderá causar prejuízos na produção leiteira. Além disso, a maior parte das estradas necessita urgente de manutenção e três pontes estão interditadas, sendo duas na sede e uma no interior do município. “Vai afetar tanto na economia pública como privada”, avalia Erone.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Carlos Alberto Manzke, destaca que em março choveu no município 250 milímetros, sendo que o maior volume foi registrado depois do dia 20. Já neste mês, ele diz que são quase 200 mm de precipitações.
O coordenador menciona que a tendência é que a situação se agrave ainda mais, pois está prevista chuva para a região até o dia 20 de abril. De acordo com ele, o decreto de emergência ajudará os produtores a renegociarem suas dívidas. “Pelas perdas que tiveram muitos não terão condições de pagar (dentro do prazo)”, comenta Manzke.
Atendendo solicitação do prefeito, o Exército está realizando um levantamento das pontes que há na cidade para verificar se mais alguma foi danificada em razão das chuvas